terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Suspiros e novidades

Não, ainda não venho partilhar a receita Vegan de suspiros :p são mesmo suspiros de incapacidade de por aqui as ditas imagens! Mas como não quero perder a já pouca sanidade mental que me resta para este assunto, estou a criar uma página Facebook a ver se resolvo temporariamente a questão!

Até lá fica aqui o registo da experiência da mudança do leite.
Eles sempre foram miudos de adorar leite (falo dos mais velhos que o mais novo ainda tem o leite materno como única referência), e bebem bem e com gosto. Já antevia que não ia ser fácil a mudança mas um dia tinha de ser. Ontem foi o dia! Preparei o leite na noite anterior porque ia ser a primeira vez podia sair mal é porque era a manhã do regresso à escola e podia não ter tempo para tudo. Mas estes leites ou batidos serão sempre melhores feitos na hora.
Fiz com o que de momento tenho em casa: aveia e baunilha e aveia e cacau.
Pus 100g de aveia a demolhar em 200g de água. Deixei 8h (podemos deixar portanto a demolhar durante a noite).
Ficou uma papa espessa e não passei por água mas li que é o indicado a fazer. Juntei 300g de água e Pus no liquidificador uns segundos.
De seguida coei para um jarro com a ajuda de um pano fino (ok foi o meu marido que o fez que já tinha feito algo do género e eu quis ver mas exige algum tempo, já vi que existem bons coadores no mercado).
Voltei a pôr no liquidificafor e, para fazer as duas variedades, comecei por juntar um pouco da vagem de baunilha e duas colheres sobremesa de agave (para adoçar, eu só encontrei em líquido, como o mel), mas estou tentada a substituir o agave por umas quantas tâmaras), um pouco de sal, 350g de água e triturei tudo.
Ficou com excelente textura e aspecto e voltei a repetir as mesmas doses é procedimento mas em vez da baunilha juntei o cacau.
Pela prova achamos logo que o de cacau ia ser claramente melhor aceite pelos miudos e na manhã seguinte la lhes levei os copos como de costume mas... Ficaram a meio! Não foi um fracasso mas também não foi um sucesso.
Com o leite de aveia fiz umas panquecas ao lanche (ainda com os restantes ingredientes "tradicionais") que foram sim um enorme sucesso!! Comeram com enorme gosto!
O resto do leite de cacau resolvi misturar hoje de manha com leite de vaca em 50/50... Tudo bebido nem disseram nada! :) vou continuar a fazer e a reduzir cada vez mais o leite vaca.
Vou também experimentar os outros leites, de amêndoa e de sesamo! Ca deixarei os resultados!!

Já agora muito merci a quem me deixou aqui o meu primeiro comentário! :) fiquei toda contente!!! (Embora ainda não possa satisfazer o pedido -.-)

2 comentários:

  1. Olha que o leite de sésamo tenho lido em todo o lado que é muito difícil de não ficar amargoso. Tem que se torrar 1º as sementes, mas têm que ficar no ponto, senão descamba no amargo. Experimenta outros mais fáceis 1º :)

    Ainda não há fotos mas hão-de haver, a gente espera!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Felicito-os desde já pela decisão de mudança e persistência nos obstáculos encontrados :)
    Queria só mencionar que alguns leites vegetais devem ser fervidos para que se tornem mais digestivos, nomeadamente os de cereais, tal como aveia, espelta, soja (é leguminosa mas também deve ser fervido), cevada, etc. Todos os outros de frutos secos, por exemplo, já não precisam (amêndoa, nozes, caju, sésamo, etc.)
    Já faço leite vegetal em casa há bastante tempo, e sei que não é fácil chegar à receita perfeita, mas com tempo e dedicação chegará lá :)
    Existem também alguns electrodomésticos que auxiliam nesta tarefa diária.
    Boa sorte!
    Núria

    ResponderEliminar